6 artistas femininas imperdíveis e onde encontrar seus trabalhos pelo mundo

No mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher e esse é só mais um momento para lembrar das realizações e contribuições das mulheres para a sociedade. Na arte não é diferente, temos uma infinidade de artistas femininas influentes e famosas que agitam o mundo da arte. Conheça 6 delas e onde encontrar seus trabalhos pelo mundo!

1- Faith Ringgold (americana)

Artista e ativista negra, começou como professora de arte em escola pública e hoje é um ícone feminista, empoderando artistas negras ao longo dos anos. Ela não apenas liderou protestos para diversificar os museus de arte, como também foi presa na década de 1970 por conta de uma exposição com máscaras africanas e cartazes políticos pintados. Ringgold também é famosa por sua série “Dancing at the Louvre” dos anos 90, que mostra famílias negras apreciando a arte europeia e também sua homenagem a Michael Jackson “Who’s Bad?”

📍 Onde ver o trabalho de Faith Ringgold: Algumas de suas obras fazem parte do acervo permanente da Guggenheim em Nova York.

2- Sonia Boyce (britânica)

Sonia Boyce é uma face revolucionária da arte britânica contemporânea. Ela causou uma tempestade na mídia em 2018 quando removeu a pintura de John William Waterhouse de 1896 “Hylas and the Nymphs” da parede da Manchester Art Gallery por uma semana em protesto contra a representação de corpos femininos na história da arte. A artista ainda foi a primeira mulher negra a entrar no A coleção permanente da Tate Gallery em 1987. Conhecida por seus retratos coloridos e femininos, ela tem o costume de incorporar outras mídias aos seus trabalhos e ensinou artes plásticas por mais de 30 anos como Professora de Arte Negra e Design na University of the Arts London.

📍 Onde ver o trabalho de Sonia Boyce: É possível encontrar seu trabalho na Simon Lee Gallery e na Galeria Whitechapel em Londres.

3- Yayoi Kusama (japonesa)

A princesa das bolinhas é impossível de definir. Nascida no Japão em 1929, quando criança ela amava nada mais do que desenhar e pintar. Kusama se jogou em pop art, minimalismo e movimentos artísticos feministas muito antes de serem populares, e ela influenciou contemporâneos de Andy Warhol a Donald Judd. Seus talentos não param por aí, Kusama também é romancista e poetisa.

📍 Onde ver Trabalho de Yayoi Kusama: Seu trabalho está na Tate Gallery até abril de 2023 e também irá passar por Manchester.

4- Frida Kahlo (mexicana)

Instantaneamente reconhecível por seus muitos auto-retratos, a maioria dos fãs de arte conhece a artista feminina mais famosa do México. Frida Kahlo nasceu na Cidade do México na virada do século 20 e grande parte de seu trabalho é autobiográfico. Seu estilo surrealista, fortes contrastes conceituais e cores vivas solidificaram Frida Kahlo como uma das pintoras mais famosas do século.

📍 Onde ver o trabalho de Frida Kahlo: O Museu Frida Kahlo na Cidade do México exibe suas ferramentas de arte, móveis e centenas de peças de roupas bordadas no estilo tradicional mexicano.

5- Maria Prymachenko (ucraniana)

A famosa artista feminina inspirou Pablo Picasso e Marc Chagall. Seu trabalho foi apresentado em moedas e selos postais, e ela se tornou um símbolo nacional da arte ucraniana por décadas. Seus designs fantásticos apresentam animais, bordados e tapeçarias, uma prática incorporada na cultura das mulheres ucranianas. 

📍 Onde ver os trabalho de Maria Prymachenko: Cerca de 650 das obras de Pyramachenko podem ser encontradas no Museu Nacional de Arte Decorativa Folclórica Ucraniana em Kyiv.

6- Tarsila do Amaral (Brasileira)

Tarsila do Amaral, a famosa pintora modernista brasileira, teve ao longo da sua carreira na pintura algumas fases bastante distintas. Sempre trazendo em sua arte traços do Brasil. Abaporu é a obra mais famosa da pintora e traz as cores nacionais (verde, amarelo e azul), possui traços surrealistas e enaltece a diversidade cultural brasileira. Inspirado nessa tela, o escritor Oswald de Andrade escreveu o Manifesto Antropófago, que também busca determinar a identidade nacional.

📍 Onde ver os trabalho de Tarsila do Amaral: Alguns dos quadros mais famosos da pintora estão no Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires (Malba).

São diversas obras expostas em muitos lugares do mundo! Para conhecer as experiências OTC nesses lugares, basta acessar www.otc.net.br, fazer seu cadastro e navegar por todos os produtos incríveis que estão em nossas coleções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *